quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rodas Gringas

Antes de mais nada, é importante afirmar que as postagens desse blog são feitas encima das minhas experiências e minha opinião pessoal. Portanto, não sou o dono da verdade. Apenas passo um parecer a respeito dos produtos que uso.
Muitos amigos vêm seguidamente me perguntar sobre rodas... quais as melhores, quais as mais rápidas, etc, etc, etc... Já usei uma infinidade de marcas, durezas e tamanhos e meu gosto está baseado no estilo de skate que costumo praticar: bowlride e transições.

De alguns anos pra cá, nestas modalidades as "bam-bam-bam" são as rodas Bones SPF (Skatepark Formula). Seguramente as mais duras que já tive oportunidade de usar, elas literalmente voam. São rápidas e muito secas.
Estiveram na configuração dos meus carrinhos por muito tempo, porém abandonei-as por um único motivo: por serem secas demais, elas não são "confortáveis".
Muitos devem pensar "quem sou eu para criticar as Bones?", mas como falei esta opinião é baseada no meu gosto pessoal e eu acho irado andar de skate como se estivesse surfando. Curto curvas suaves, velocidade, carves e não uso muito as bordas. Para tudo isso as SPF são excelentes, mas acredito que existem outras opções melhores no mercado.
Já experimentei Type-S, Spitfire, Santa Cruz, OJ, Autobahn, Powell, Kryptonics, Sector 9, Mini Logo, Creature e outras que nem recordo mais. Teria assunto para vários posts, mas vou me ater às rodas que me fizeram esquecer as Bones SPF: OJ/Santa Cruz.
Muitas dessas rodas re-issue não têm a mesma performance das rodas originais da época. Tive uma experiência frustrante com as G-Bones, que apesar de lindas, andam pouco. Por isso, fiquei um pouco apreensivo quando comprei o primeiro jogo de OJ Wheels, a Elite Combo II.
Ledo engano. Apesar de terem a dureza de "apenas" 95A, as rodas andam muito. E o melhor... dão gás e passam a impressão de que você está usando rodas de longboard, tamanho seu conforto.
Depois dessas, experimentei outros modelos re-issue ou não, como a Matt Hensley 58mm 99A, Hosoi Rockets 60mm 97A e Team Rider II 61mm 97A. Todas excelentes, com o devido destaque para a Team Rider II, que é uma roda old school, porém mais "slim". No geral posso afirmar que, usando OJ, tenho quase o mesmo gás das Bones, porém com um rolê mais suave. Sensação parecida tive somente com as Type-S 98A, que também são muito boas.
A impressão que tenho é de que as OJ atuais andam até mais que as originais dos anos 80.
Hoje em dia o mercado do skate está mais forte do que nunca. Existe uma infinidade de materiais dos mais variados tipos e, diferente de alguns anos atrás, temos eles disponíveis no Brasil. Portanto, experimente, tente, busque algo que te deixe satisfeito (a). Até mesmo as marcas nacionais estão produzindo peças que têm condições de competir com as gringas. Mas isso é assunto para um novo post.
Enjoy!

terça-feira, 27 de maio de 2014

Rip Curl E-Bomb Pro+ Zip Free

Modelo Ebomb Pro Zip Free Gabriel Medina
Vou começar este blog falando sobre o grande lançamento da linha de wetsuits da Rip Curl em 2014: o E-Bomb Pro Zip Free. O lançamento não é diretamente do modelo E-Bomb Pro, mas da linha Zip Free, ou seja, o long john não possui zipper.
Wetsuits sem zipper não são uma novidade, a Mormaii já possui um modelo desde o ano passado. Mas o caso da Rip Curl é especial, pois ao meu ver a marca possui os modelos mais flexíveis do mercado e este lançamento promete ser ainda melhor: e realmente é.




É bom afirmar que a questão flexibilidade é a primeira coisa que procuro ao comprar um wetsuit, pois prefiro surfar 1 hora confortavelmente do que 2 "preso". E neste quesito posso dizer que fiquei plenamente satisfeito. Experimentei os modelos 2.2 e 3.2 e ambos realmente se mostraram mais leves e flexíveis que o modelo com zipper.
Outro detalhe que mudou em relação ao long john anterior são as joelheiras. Nesta versão, elas são produzidas com um material mais leve e muito confortável.
O único ponto negativo na roupa talvez seja a dificuldade ao vesti-la. É um pouco complicado, mas isso torna-se um mero detalhe frente a todos benefícios que a Rip Curl busca para melhor performance de nós surfistas. Não é à toa que os profissionais da marca utilizam este mesmo long john.


Um ponto que chegaram a me perguntar seria referente ao desgaste do elástico e do neoprene após o uso frequente. Confesso que é um grande ponto de interrogação, mas poderei responder esta questão daqui a alguns meses.

Enjoy!

Rip Curl E-Bomb Pro Zip Free
Conforto: 10
Temperatura: 8,5
Vedação: 9
Leveza: 10
Valor: 8